quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Dezembro 2006

Quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

A Guilhotina

Não sei porque, mas hoje eu estou com tantas idéias, assim como estou me tornando a especialista na 'arte de cortar papel na guilhotina'.
?
Sim, cortar papel na guilhotina, aprendi tem 15 dias!
Tem 6 meses que estou estagiando nesta empresa e sempre usei a tesoura para cortar papeis, mas nos últimos tempos aprendi finalmente a cortar papel na invenção mais moderna que existe: a guilhotina.

É uma série de vantagens que vão da redução de tempo no ato de cortar até pela criativa desculpa de serviço "vou ali cortar e já volto". Só tem uma coisa que ainda tenho medo, esquecer o meu dedo lá. Afffe.

Sobre a relação entre a Nostalgia e a Naftalina

Não sei porque a palavra 'nostalgia' me faz lembrar a outra palavra 'naftalina'. A princípio não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas vou tentar explicar em duas teorias criadas por mim:

1)Entende-se por NOSTALGIA algo do passado que guardamos com carinho e que tentamos conservar com as NAFTALINAS, o que conhecemos como o famoso 'cheiro de guardado'. Em resumo: a naftalina conserva a nostalgia. (Que profundo!)

2)Em nosso conhecimento prévio é possível estabelecer conexões entre palavras e momentos que vivemos e/ou palavras com outras palavras, como por exemplo: Pipoca e guaraná (que programa legal! Hahaha não resisti), são palavras que somadas nos fazem lembrar outras coisas ou momentos. Mais exemplos:
Chocolate + coelho = páscoa
Peru Sadia + pisca-pisca = Natal
Cheiro de abacaxi = Natal (essa eu acredito que seja pessoal)
Nostalgia+Naftalina = ?

Concluindo:
Não sei qual das duas é a certa, ou a que mais explica essa minha ligação entre essas duas palavras. Acredito que não há nenhuma teoria que explique , mas para mim eu vou sempre ligar essas duas palavras.
E você visitante? Em qual acredita? Oh dúvida crueeeel!

Ê GANSO!

Você já ouviu falar sobre a teoria do Panóptico? Não? É muito simples! A teoria do Panóptico consiste na idéia de ser vigiado por alguém que não conhecemos, mas sempre sabemos que há alguém lá olhando a gente. De acordo com a definição de Foucalt (criador da tese), esta vigilância visa o bom comportamento das pessoas. (Valeeeeeu as aulas de Política da Comunicação!)
Para ilustrar o fato e para melhorar o entendimento vou citar como exemplo as câmeras de vigilância instaladas em locais públicos como ruas e lojas .

Definindo o título:
Quando estava cursando o 3º ano do ensino médio, isso a quase 3 anos (meu Deus! Como sou nostálgica! No post anterior citei que queria voltar a 15 anos atrás, to me sentindo idosa agora) enfim, minha turma não era muito grande e a nossa sala era proporcional a quantidade de pessoas, ou seja, era pequena, mas confortável. Outra hora contarei das minhas façanhas de 3º ano, que tempo bom.... (ê nostalgia!).
Voltando, o termo "ganso" surgiu nessa época e era dado para aquelas pessoas que por ventura ficavam prestando atenção na conversa alheia e por tamanha cara de pau e/ou grau de intimidade, se intrometiam no assunto do nada. A gente não gostava, mas rendia boas risadas.

Chegando ao ponto X do post: hoje estava no meu estagio, tranqüila navegando na Internet (leia-se: o ósseo matinal... brincadeira! Ai se minha gerente lê isso). Na sala onde trabalho convivo com mais 5 pessoas e uma estagiaria que nem eu. Esta semana temos mais um estagiário presente, no qual o batizei de Donkey Kong, daquele joguinho do Supernintendo (ai que saudade). Lembrando que NÃO foi por motivos preconceituosos, já que o personagem principal é um gorila, nada disso! Foi somente pelo tamanho da estrutura corporal que a pessoa possui.
Ele esta com a gente desde terça-feira e especialmente hoje eu me irritei com a sua pessoa. Como? Simples! Percebi que ele possuía o espírito do Ganso e do panóptico! Ficou me observando e prestando a atenção em tudo que eu falava, ou o que me pediam pra fazer. Exemplo: uma pessoa me pediu para pegar algo no Almoxarifado, até ai tudo normal, mas considere o seguinte fato: quando me dirigi à mesa que estava a chave e coincidentemente a que ele estava ocupando nem precisei pedir a chave, ele já estava com ela nas mãos para me entregar. Mais ganso que isso, impossível! Alguns podem dizer que ele foi prestativo. Prestativo uma pinóia! Foi ganso sim!
Enfim, não gosto que fiquem prestando a atenção no que eu faço dentro do meu ambiente de trabalho, principalmente por uma pessoa que mal conheço e nem sei quem é! E outra coisa, se parece com o Donkey Kong, que medo! Ainda bem nunca gostei desse jogo. (hehehe)

P.S.: Percebe-se que sou um pouco implicante sim...até ai tudo normal!

P.P.S.: Prometo escrever um texto sobre "Nostalgia"

P.P.P.S.: Copiei a Lili Prata, foi inevitável, mas é porque adorei esse jeito de terminar posts.

Nenhum comentário: