quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ser chic é ser civilizado?

Segundo Glória Kalil no livro “Alô Chics”, ser civilizado e ter boas maneiras remete ao grau de “Chiquês” de uma pessoa. Há algumas semanas postei aqui no blog que estava lendo este livro, e me recordo também que prometi uma resenha do mesmo. Ok, sem resenhas, tá? Só vou dizer o que achei do livro. Linguagem fácil e situações que muitos têm dúvidas, mas que por vergonha, não perguntam.
Resumindo: o livro é do tipo “soluções para sair de uma saia justa”. Claro, ele ajuda muito e acredito que se todos seguissem um pouco o que ela fala, as pessoas poderiam conviver melhor. Eis o problema: não fazemos nem a metade do que é (segundo Glória) a ser feito. Mas valeu a tentativa.

Voltamos à retórica: se “ser chic é ser civilizado”, então o cachorro que eu vi ontem é superchic! Sem brincadeira, alguns cachorros são mais civilizados que muitas pessoas e como eles conseguem respeitar seus “donos”, ou, no caso do cachorro de ontem, o sinal de trânsito.

Estava atravessando a Avenida Rio Branco ontem, por volta de umas seis e meia da tarde. Fluxo normal de pedestres na faixa, e muitos dando de esperto e atravessando sem respeitar o sinal. Então, eis que surge um cachorro de rua. Ele olhou para o lado que vinham os carros e aguardou. O sinal abriu para os pedestres e ele atravessou -na faixa- a rua e depois, seguiu o seu caminho e andando no passeio.

Agora me pergunto: será instinto, condicionamento ou “vamos na boleira”? Seja o que for o cachorro é bem mais civilizado que muita gente que eu conheço que atravessa fora da faixa e com sinal aberto e depois é atropelado, ou leva um buzinasso, e ainda coloca a culpa no motorista do carro.

Não tem aquela frase: “quanto mais conheço os homens mais confio nos meus cachorros”? Pois é, sejamos mais atentos aos nossos amigos de quatro patas, pois eles podem nos ensinar muita coisa, inclusive a sermos mais “chics”.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Agora me pergunto: será instinto, condicionamento ou “vamos na boleira”?" Experiência de vida. Cachorros de rua são espertos, afinal, precisam enfrentar todo tipo de perigo para sobreviver. com certeza esse cachorro que você viu aprendeu a tomar cuidado ao atravessar a rua da forma mais difícil....
OBS> Ainda estou com problemas com a senha.... O_o Anônimo = MP^^

Lucas Peths disse...

É. A metade do Brasil nem precisaria ler o livro... Se seguisse os hábitos desse cão, a coisa já melhoraria bastante!

Beijo ;)