quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Um post sério...

Ao contrário da maioria dos textos por aqui postados, o de hoje será sério e reflexivo.

O que é a vida? Qual o valor da vida? Ou o que é a morte?

Nesta semana estava conversando com um amigo sobre o assunto em questão: a vida. Ele me disse que para a ele a vida é como uma montanha russa, cheia de altos e baixos, mas emocionante. Eu ainda completei dizendo que ela só é emocionante para quem se arrisca, assim como quem anda em uma montanha russa.

Mas, viver não é se arriscar?

Todos os dias estamos sujeitos a uma infinidades de ameaças, desde uma simples picada de mosquito até a possibilidade de levar um tiro oriundo de uma bala perdida.
Viver é perigoso! Mas sem a vida, não se vive. Parece até redundante dizer, mas sem duvida é a melhor forma de se explicar.

Eu iria postar sobre esse assunto um dia, mas diante dos últimos acontecimentos, nada mais pertinente do que falar sobre isso agora, mesmo porque, Kardec uma vez disse: “o acaso não existe”. E pode ter certeza que não existe mesmo.

Quantas vezes você já teve raiva de alguém quando uma coisa não saiu do jeito que você esperava? O primeiro a quem culpamos é Deus. Coitado! Sempre leva a culpa por estar fazendo a coisa certa, embora nem sempre percebamos isso na hora em que acontece. Passa-se algum tempo e você percebe que aquela tal perda e/ou mudança em sua vida serviu para muita coisa, principalmente em nosso crescimento como pessoa. E pode ter certeza que a recompensa pelo sofrimento é o amadurecimento.

Esta semana eu pedi uma tia minha, de apenas 47 anos, vítima de um câncer. A partir de tudo que o presenciei, o velório, as pessoas, a missa, tive uma idéia diferente sobre o mistério que é viver e o que seria a morte.

Às vezes eu acho que a vida é como um pacote turístico: com data pra começar e data pra acabar. E entre essas datas está todo o nosso roteiro de vida.
Passei a acreditar também que a morte é uma espécie de recompensa por tudo que já vivemos em nossa vida terrena. E que deve ser uma coisa muito boa, afinal, nunca ninguém voltou pra contar, não é?

A partir disso resolvi dar mais atenção para aqueles seres humanos que estão ao meu lado. Aos meus pais, avós, tios, primos, amigos, vizinhos... Sabe por quê? Porquê a gente nunca sabe quando eles terão ido embora, só que desta vez, pra sempre.

Vou passar a deixar de lado toda e qualquer diferença ou discórdia que eu posso ter com algumas pessoas. Isso não vai me levar a nada. Todos nos temos o mesmo destino, e na hora da última despedida a única coisa que não vem à tona são os nossos defeitos.

O que fica é a saudade. É incrível como naquela hora, naquela mistura de emoções, vem a nossa mente um filminho de todos os momentos que passamos junto com aquela pessoa.
Vou roubar mais uma frase, só que desta vez será de Carlos Drummond de Andrade: “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Devemos transformar toda a nossa dor em saudade, em conforto, porque uma pessoa nunca morre por completo, ela estará sempre viva em nossa memória e em nosso coração. Prolongar o sofrimento é burrice! Mas transformá-lo em experiência de vida já é um bom começo.

Para meu Tio e minhas duas primas:
MUITA FORÇA!
E estarei a disposição para qualquer coisa que precisarem!

E TIA, saudades para sempre!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Primeiro dia de aula, Teoria da Conservação e Layout Novo

Salve salve, pessoinhas!

Começamos muito bem o mês de fevereiro aqui no Blog. Passados Natal, Ano Novo, férias e principalmente, o carnaval, finalmente o ano começa de verdade.
Partindo deste principio, vamos aos itens listados no título desse blog:

Primeiro dia de aula:


Segunda-feira, dia 11 foi o 1° dia de aula lá na facul, e como sempre, foi um inferno! Com já dizia Christian Pior: “É um vuco-vuco, um vô, num vô”, enfim, uma verdadeira micareta, mas sem beijo na boca. É fila pra reclamar, fila pra agradecer, pra olhar o horário das aulas, enfim...
Agora vem a parte “legal” disso tudo: o ônibus!
Tem trocentos Rio Brancos subindo e descendo a avenida. Mas não. Todos insistem em pegar o mesmo ônibus, na mesma hora e em todos os pontos! Literalmente uma via-sacra.
Mas claro, alem disso tudo tem a parte boa da coisa: reencontrar a turma, os professores e os amigos!

Ai entra a parte ruim de novo: os trabalhos. Que são todos práticos. É programa de rádio semanal, vídeo, etc.Um atrás do outro. Não tem pausa não!
Odeio quando o carnaval cisma em cair no inicio do mês...

E ainda teve gente que sugeriu aguardar a semana santa.

Conservação:

Todos falam que eu não pareço ter a idade que eu tenho, quando digo que tenho apenas 20 anos, muitos me dão 15, 16 anos. Feliz eu nem fico, né?
Pois bem, lá estava eu a colocar as fofocas em dia com as colegas de faculdade, até que uma virou para mim e perguntou:
Amiga: Bárbara, você já fez 18, né?
Eu: Sim, inclusive completo 21 o mês que vem!
Amiga: Ah, então você já sai...
Eu: ...
Amiga: Meu aniversário é semana que vem.
Eu: E você vai fazer quantos anos?
Amiga: 22!

Ainda sobre o assunto “conservação”, olha o que o Lucas, que insiste em me chamar de Pingüim, falou em uma conversa pelo msn, dando origem à ...

... Teoria da Conservação:

Lucas: Pingüins não envelhecem?
Eu: Claro que não! Eles são submetidos a baixas temperaturas, que fazem com que retardem o envelhecimento. Baseada na "Teoria do Congelamento de Alimentos"
Lucas: hahahahah
Eu: Hoje eu tô terrível!
Lucas: Boa! Faz sentido.

Layout Novo


Finalmente dei adeus àquele simpático gatinho que ilustrava o antigo Layout do blog. Agora, como todos já perceberam, está com o tema ‘As terríveis aventuras de Billy e Mandy”. Simplesmente adoro esse desenho animado que passa no Cartoon Network. É um desenho bastante sarcástico. A Mandy também é ótima. Veja algumas das suas filosofias*:

-A moralidade é somente para pessoas comuns
-Punição também é recompensa!
-Às vezes você tem que encarar seus medos para superá-los
-Se a estupidez não colocou a gente nessa zona, por que não consegue nos tirar?
-Não basta apenas ter sucesso, outros têm que fracassar
-O caminho da estupidez é cheio de boas intenções.

*Retiradas da comunidade do orkut “Filosofias de Mandy”
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=25520488


P.S.: O Carnaval não bombou tanto, mas teve muito bom!
P.P.S.: Parabéns para o Lucas Peths, que passou em Comunicação Social na UFJF. Só que ainda não sabe a colocação, está entre o 2° e o 4° lugar. Larga de ser humilde, pô!
P.P.P.S.: Aguardem um post odontológico, e com parceria!
P.P.P.P.S.: Adorei saber que o Jean lê o meu blog! Jean, se você voltar aqui outra vez, um beijo para você!
P.P.P.P.P.S.: Jean é meu amigo de infância, logo vai ai, no mínimo, uns 15 anos de amizade.